Segundo a aromaterapia a Menopausa-x-Óleos-Essenciais-Combinação-Perfeita, com a ajuda dos óleos essenciais podemos sim minimizar os sintomas da menopausa, de uma forma natural, equilibrada e livre dos efeitos colaterais que os medicamentos químicos nos oferecem em cápsulas .
A palavra menopausa nos remete imediatamente aos calores, perda da libido e do ressecamento vaginal, sintomas reais e que mais incomodam a mulher nessa fase.
Provocados pelas alterações hormonais que as mulheres começam a vivenciar nesse período.
Conhecida por ser uma fase de grandes mudanças na vida na vida das mulheres, geralmente acontece entre os 45 até mais ou menos 55 anos de idade.
Se dá devido a redução da produção dos hormônios estrogênio e progesterona, pelos ovários femininos, marcando deste modo o final da fase reprodutiva na mulher .
Como se posicionar na Menopausa-x-Óleos-Essenciais-Combinação-Perfeita
No entanto, assim como no inicio da fase reprodutiva feminina, o final dela não precisa ser visto com olhar negativo.
Os óleos essenciais vem de encontro a essa realidade para auxiliar a mulher moderna nesse período de transição.
Como no inicio da vida reprodutiva havia os transtornos da fase como cólicas menstruais e até mesmo a menstruação em si, como fluxo muito longo e intenso o fato disso ser parte da possibilidade da maternidade, fazia o ônus valer a pena.
Podemos também ver com bons olhos o final da vida reprodutiva da mulher e procurar de uma forma natural e eficaz, auxiliar essa fase de transição feminina.
E, a terapia com óleos essenciais vem de encontro a essa proposta de tornar isso menos doloroso e incomodo.
A proposta é a re-significação do momento, focando no bem que essa fase pode nos proporcionar e entendendo que isso faz parte do fenômeno.
Lançar mão de terapias que nos auxiliem a aumentar esse bem estar físico e emocional como os óleos essenciais se propõem a nos trazer.
Os óleos essenciais, grandes aliados e sim, é perfeitamente possível amenizar os efeitos da menopausa de uma forma super natural, e sem os efeitos da reposição hormonal.
A reposição hormonal é comumente praticada pela medicina convencional e que trás tantos transtornos a saúde da mulher.
Veremos a seguir algumas maneiras de minimizarmos os sintomas da menopausa, físicos e emocionais, naturalmente e sem efeitos colaterais.
Forma de Usar na Menopausa os Óleos Essênciais
Você pode se utilizar dos difusores de ambientes elétricos, com água, ou não, onde se colocam as gotas necessarias para a invasão desses aromas medicinais.
Também das auto massagens nas plantas dos pés ou ao redor do umbigo, que são poderosas portas de entrada para a ação eficaz e imediata da terapia das essencias medicinais.
E vale ressaltar que esses óleos essenciais, em sua grande maioria precisam estar diluidos em óleo vegetal já que compramos concentrados de fabrica.
O óleo fracionado de coco é o mais recomendado para essa diluição da concentração ou potencia do óleo essencial de fábrica.
Agora vamos a algumas sugestões eficazes no controle dos efeitos da menopausa nas mulheres e, vale aqui lembrar que é apenas uma fase e como tudo na vida, e assim como veio se vai.
Então porque não atravessar essa fase com qualidade de vida ? fica aqui então a dica para você mulher que está ou um dia vai estar na menopausa.
Para as Ondas de Calor indicamos óleo essencial de Camomila Romana.
Esse óleo essencial é para tratar estados mentais de depressão e ansiedade, devido as suas propriedades calmante.
Na menopausa a Camomila Romana age diretamente, reduzindo os fogachos e a irritabilidade.
EFEITOS DO ÓLEO DE GERÂNIO NA MENOPAUSA
O óleo essencial de gerânio é considerado um dos óleos essenciais mais femininos, junto com o óleo essencial de rosa.
Eles juntos atuam como um potente regulador hormonal natural e, assim tratamos as emoções durante a menopausa melhorando o humor e afastando a depressão.
Sem contar que o óleo de gerânio é eficaz no combate ao ressecamento da pele, hidratando e tornando ela mais viçosa.
Use-os diluídos, no óleo de coco vegetal, direto na pele ou se preferir, misture no seu creme de preferência e neutro na base.
Você pode acrescentar a esses dois óleos acima, no difusor, gotas do óleo essencial de lavanda, que na sua composição possui o acetato de linalila.
Naturalmente atua no sistema nervoso central reduzindo os hormônios do stress, te devolvendo um relaxamento natural, e atua também na redução da sudorese ou suor intenso, que tanto incomoda na menopausa.
Para as dores de cabeça recomendamos o óleo essencial de hortelã pimenta, já que ele proporciona um alívio a essa dor e também um relaxamento e a capacidade de melhorar a circulação sanguínea acalmar os intestinos e relaxar a musculatura proporcionando bem estar físico,
Para a diminuição do libido ou desejo sexual recomendamos o uso do óleo essencial de Ylang Ylang usado como afrodisíaco em todo mundo e é o óleo recomendado para abrir o desejo sexual e além disso possui um aroma floral super atraente a todos .
O óleo de sândalo, utilizado em massagens ou juntos os dois no difusor pois são altamente quente, exótico, sedutor e altamente relaxante. Recomendados para quem quer colocar o libido em alta.
RELAXANDO DE FORMA CORRETA
Para a fadiga e a insônia recomendamos o óleo essencial de alecrim pois ele oxigena o organismo, ativa a memória e trata estados de esgotamento mental.
E assim junto, com o óleo essencial de lavanda que é altamente sedativo, assim como óleo essencial de cedro.
Colocados juntos no difusor elétrico a base d’água, irão te proporcionar uma noite relaxante e muito agradável.
Sejam quais forem os sintomas da menopausa que você estiver sentindo no momento, existe um óleo essencial a sua disposição para aliviar e até mesmo estirpar esse sintoma indesejado.
Sendo assim, o óleo essencial te proporciona passar por essa fase intacta e ainda mais viva, atraente e equilibrada.
Mas, tenho certeza que você levará esse hábito dos óleos essenciais para toda sua família enquanto aproveita sua melhor fase.
Em outras palavras vai ser feliz.